CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

FAB identifica aeronave suspeita no Paraná

Ação foi realizada, nesta terça-feira (04/07), no contexto da Operação Ágata Conjunta Sul
Publicada em: 04/07/2023 12:10
Imprimir
Fonte: COMAE
Edição: Tenentes Marayane e Kelly - Revisão: Coronel Pinheiro

No contexto da Operação Ágata Conjunta Sul, a Força Aérea Brasileira (FAB) identificou, por volta das 8h (horário de Brasília) desta terça-feira (04/07), na região oeste do estado do Paraná, uma aeronave de pequeno porte, de modelo PA-28, que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e plano de voo. As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião radar E-99, da FAB, foram empregados para monitorar o avião. 

Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, o piloto da aeronave suspeita pousou em uma pista na cidade de Tuneiras do Oeste (PR). Logo em seguida, o avião foi incendiado pelo próprio piloto, que se evadiu do local antes da chegada dos agentes policiais. Toda a operação foi realizada em coordenação com a Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Paraná.

Operação Ágata Conjunta Sul

A Operação Ágata Conjunta Sul é a maior ação de combate aos crimes transfronteiriços, em 2023. No terreno, desde o dia 1º de julho, a Operação é desencadeada na região Sul do Brasil - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A ação é um trabalho interagências, coordenada pelo Ministério da Defesa, e com a atuação da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal, da ABIN, do IBAMA, da Anvisa, do ICMBio, da ANATEL, das Secretarias de Segurança Pública/Polícias Militares/ Polícias Civis/ Corpo de Bombeiros Militares e das Secretarias de Agricultura dos Estados da Região Sul do País, bem como de outros órgãos de fiscalização federais, estaduais e municipais.

A iniciativa tem como objetivo a realização de ações preventivas e repressivas, na fronteira terrestre e marítima, contra delitos transfronteiriços e ambientais em coordenação com órgãos de segurança e de fiscalização federais e estaduais.

Fotos: Força Aérea Brasileira e Polícia Federal